Céu limpo com poucas nuvens

Domingo | 25 Agosto

31C

33

25

A não perder < voltar

À boleia por Maputo

Um meio de transporte transformado

08/10/2013 | Fonte: Por www.sapo.mz | Eliana Silva

Vídeos

Ninguém sabe ao certo há quanto tempo se vêem os 'txopelas' em Maputo. Desconhece-se da mesma forma, a sua grafia correcta e muitas vezes a sua pronúncia. Já quando se fala sobre a rapidez e a agilidade no trânsito, as opiniões são mais consensuais, já que para muitos andar de 'txopela' é quase um acto de coragem.

Mauro é mais um jovem maputense. Teve vários ofícios e hoje, a caminho de acabar de pagar o seu 'txopela', vive de segunda-feira a sábado ao volante desta motorizada. Tal como muitos dos seus clientes começou por ter medo em andar pelo frenesim que é o trânsito da capital, mas hoje essa atitude heróica é um dos pontos de atracção turística.

'Madame, 10 minutos e hei-de chegar'.


Nunca são bem 10 minutos, são sempre um pouco mais. Ou porque os clientes anteriores precisaram de algo ou porque foi necessário passar por outros sítios. No entanto, Mauro é atento e vai ligando a quem espera por ele a dar conta do seu atraso. Situação resolvida e assim que o passageiro se instala na parte de trás, ele lá pergunta: 'Estou a ir muito depressa, Madame?'. Entre lombas e cruzamentos da capital moçambicana, o condutor do 'txopela' fala sobre as dificuldades que tem até pagar por completo a sua viatura e sobre o Benfica.

Mauro tem os seus clientes fixos e são eles que garantem o seu ganha pão, embora por vezes apanhe alguns turistas que circulam por Maputo. Contudo, existem por toda a cidade vários pontos estratégicos onde qualquer pessoa pode apanhar um 'txopela' e fazer dele o seu meio de transporte. Quanto aos preços há quem diga que começaram por ser mais baratos que os taxis mas que hoje em dia já é o contrário porque começaram a ser um pólo de atracção turístico. De acordo com Mauro, e com a sua tabela de preços não oficial é a primeira versão que acaba por existir já que uma volta pela cidade custa cerca de 100 meticais, ir da baixo até à Costa do Sol, 150 e ir até à Matola podem ser 200 meticais.

Preços à parte, passear de 'txopela' pode ser bastante agradável em dias de calor e prático para quem tem muita pressa, já que alguns deles conseguem ser bastante assertivos na condução.

Comentários