Muito nublado

Segunda | 19 Novembro

24C

28

21

Descubra o País < voltar

Barra Lodge

Conhecido pela hospitalidade

03/06/2009 | Fonte: Por Teresa Cotrim

Fotos Vídeos

Foto: Barra Lodge

Fotos

  • Barra Lodge
  • Barra Lodge
  • Barra Lodge
  • Barra Lodge
  • Barra Lodge
  • Barra Lodge
  • Barra Lodge
  • Barra Lodge

Barra Lodge1 de 8

Vídeos

Quando chega a Inhambane de carro após longas horas de viagem o seu corpo só pede cama. Há imensos resorts nesta magnífica costa. O Barra Lodge é um dos mais conhecidos pela hospitalidade mas também porque foi dos primeiros a abrir as portas quando poucos se aventuravam a investir em Moçambique.

Tipicamente familiar acolhe os turistas em chalés de palhinhas com uma ventoinha no tecto e mosquiteiros nas camas. Há cabanas para quatro, seis e oito pessoas.

Ficámos no de quatro. Além da cama de casal tinha ainda duas camas para crianças e uma casa de banho privada. Muito agradável até porque foi remodelado há pouco tempo. A sua construção deixa ouvir o bater das ondas na areia quando a noite cai. E apesar de estar quase sempre com turistas é muito sossegado e convida a um bom descanso.

Situado a 485 KM a Norte de Maputo preza por bem receber quem chega, além disso os proprietários – John e Gill – esforçam-se por empregar pessoas locais, dar-lhes formação, tendo sido mesmo criado um grupo de canto e dança que actua no resort duas vezes por semana. E quem faz as letras, pasme-se é mesmo o dono do resort, o John.

No entanto, convém alugar um 4X4 para ali chegar sem percalços, pois a areia da estrada esmaga qualquer condutor mais experiente. Conduzir um carro sem tracção nestes caminhos secundários é quase certo que ficará atolado e vai necessitar de ajuda.

Tem ainda uma piscina com uma ponte de madeira, um  restaurante e um bar sobre o imenso areal a perder de vista. A comida é muito boa, assim como o pequeno-almoço. Depois há actividades para todos os gostos, desde pesca desportiva, surf, canoagem, visita aos mangais – sim porque de um lado tem praia e do outro rio – mergulho, entre outras coisas. O que lhe vai faltar é tempo para fazer tudo.

Quando vai para a praia pode sempre comprar artesanato local aos artesãos que ali expõem a sua arte numa enorme banquinha. E quando o sol bate inclemente o meio dia é interessante vê-los sentados debaixo do restaurante – construído sobre estacas como uma palafita, a jogar às cartas. Dizem que estão a jogar ao “entrofo”… E tentam explicar ao Sapo as regras do jogo. Bom... no final parece que tem a ver com o trunfo mais alto.

Caso queira dar uma volta e comer noutros restaurantes ali perto tem por onde escolher. O mais conhecido de Inhambane é o Maçaroca com pratos tipicamente moçambicanos, caso do caril de camarão de amendoim ou matapa. Tem ainda junto ao mercado o Ponto Final e a pastelaria Moçambique. No tofo tem o bar do Dino's – aí canta-se, dança-se e come-se muito bem.

A água da praia é quente e a areia fina. Esta costa moçambicana é das únicas onde se pode praticar surf e o  mais curioso é que os "patrões" não só ensinam os empregados moçambicanos a cortar as ondas como lhes oferecem equipamento e material. Uma forma de motivação e de desenvolver novos skills.

Quem já mergulhou nestas águas - a 32 metros garante que há muito para ver apesar de serem um pouco turvas devido ao elevado número de plancton mas mantas, tartarugas, golfinhos, entre outras espécies são quase sempre garantidos. Daí que este seja um local de excelência procurado por quem ama o fundo do mar. Os jovens são outro alvo deste local, pois há resorts a preços muito baratos.


©www.sapo.mz

Contactos

Morada
Praia da Barra - Inhambane

Contactos
John e Gill - Barra Lodge
Tlf: +27 (11) 314 3355; Móvel: + 27 (11) 314 3239
Email: bookings@barraresorts.com
Site: http://www.barraresorts.com/

Comentários