Céu limpo com poucas nuvens

Domingo | 16 Junho

31C

33

25

Descubra o País < voltar

Nadar com golfinhos

Na Ponta do Ouro

05/03/2010 | Fonte: Por Teresa Cotrim

Fotos

Foto: Teresa Cotrim | Ponta do Ouro

Fotos

  • Praia de Ponta do Ouro
  • Praia de Ponta do Ouro
  • Praia de Ponta do Ouro
  • Praia de Ponta do Ouro
  • Praia de Ponta do Ouro
  • Praia de Ponta do Ouro

Praia de Ponta do Ouro1 de 6

Nadar com golfinhos é o sonho de qualquer mortal. E com tubarões? Só um louco, pensa.

Em Ponta do Ouro há um gigante chamado rhinocodon typus que não passa de um hércules vegetariano. O seu alimento preferido é plâncton. Ou seja, é tão inofensivo quanto uma sardinha.

Se a vida marinha o fascina, então, vá dar uns mergulhos nestas águas. Nelas poderá ver enormes peixes de todas as cores, cardumes de sardinhas, corais e até baleias (em Julho).

Está entusiasmado? Bom... Se for para Ponta do Ouro de carro, que só pode ser um 4X4, prepare-se para um percurso difícil. Aliás, por vezes chega a ser muito incómodo. Os saltos são de tal ordem que quem for mais alto corre sério risco de bater com a cabeça no tecto do carro.

Porém, entre solavancos e abanões ilumine a vista com as enormes dunas, que chegam a atingir vários metros de altura, vestidas por uma penugem vegetal: vestígios ainda do passado. Na era geológica toda esta zona era coberta pelo mar. Nas pastagens verá várias manadas de gado contrastando com a candura da areia por onde circula o automóvel.

Em Ponta do Ouro poderá sobretudo gozar a praia, mergulhar e apanhar banhos de sol. Caso não saiba nadar, relaxe. Na zona rochosa poderá encontrar algumas poças repletas de peixes, como se de um aquário se tratasse, e aí poderá sentar-se e observá-los no seu habitat natural. Pode ainda fazer longas caminhadas, ver as mulheres a apanhar mexilhão ou simplesmente observar a natureza ainda selvagem.

Quase deserta e a perder de vista esta praia de águas um pouco revoltas é um local agradável para se passear.

Quem visita esta “estância” tem oportunidade de conhecer as outras duas pontas: a Mamole e Malongane. Ambas bonitas e com praias desertas. Ao longo desta costa há diversas lagoas e a caminho de Ponta do Ouro há uma praia de águas quase estagnadas, com água quente e cor verde marinho.

A lagoa de Zitongo, é outro local a não perder. Aí poderá ver crocodilos e hipopótamos. Tudo isto a 117 KM de Maputo mas... Não se esqueça da loucura da viagem!

©www.sapo.mz

Contactos

Morada
Ponta do Ouro - Maputo

Contactos
Dolphin Encountours (Empresa com sede na África do Sul)
Tlf: (+27) 11 4 628 103
Email: info@dolphin-encountours.co.za
Site: www.dolphin-encountours.co.za

Comentários