Céu limpo com poucas nuvens

Quinta | 23 Maio

31C

33

25

Descubra o País < voltar

O que são corais?

21/08/2012 | Fonte: Por Fórum Natureza em Perigo

Foto: Teresa Cotrim

O que são corais?

Como explica o site do oceanário de Lisboa, os corais são invertebrados marinhos, pertencentes à mesma classe que as anémonas e com uma estrutura semelhante a estas. Distribuem-se pelos oceanos de todo o mundo, podendo ser solitários ou coloniais.

Os coloniais são os únicos corais que constroem recifes. Cada colónia é constituída por milhões de pequenos pólipos de coral, em que cada um segrega um fino esqueleto de carbonato de cálcio à sua volta.

O resultado é uma estrutura maciça de carbonato de cálcio, resultante da sobreposição dos esqueletos das sucessivas gerações de pólipos. Os pólipos são semelhantes a anémonas minúsculas e, tal como estas, possuem tentáculos armados de nematocistos, que usam para se defenderem e alimentarem.

Podem reproduzir-se assexuadamente, contribuindo para o aumento do tamanho e para a continuidade da colónia, ou sexuadamente, dando origem a novas colónias.

Recifes de coral

Os recifes de coral são, provavelmente, as comunidades bentónicas mais ricas e complexas dos oceanos.

Formaram-se ao longo de milhões de anos, a partir da deposição do carbonato de cálcio proveniente dos esqueletos de corais, e estão entre as comunidades marinhas mais antigas que se conhece - a sua história remonta há 500 milhões de anos atrás.

Em termos de biodiversidade, só são ultrapassados pelas florestas tropicais húmidas em terra - estima-se que um único recife de coral pode albergar, pelo menos, 3.000 espécies de animais.

Apesar de ocuparem menos de um por cento da área total dos oceanos, 25 por cento de todas as espécies de peixes existentes só se encontram nos recifes de coral!

Aqui, também se encontram representados quase todos os filos e classes conhecidos. A abundância de vida e o grande número de espécies, devem-se às condições únicas de protecção e alimento que os recifes lhes proporcionam.


Que benefícios nos trazem os recifes de coral?


1. Constituem uma barreira contra a força das ondas evitando a erosão;

2. Constituem uma fonte de proteínas para a dieta alimentar da população costeira-calcula-se que num km2 d recife de coal (um quadrado de 1000x1000 metros) se produzem cerca de 30 toneladas de pescado por ano;

3. Providenciam alimento, abrigo e protecção a cerca de um milhão de espécies marinhas, sendo um importante viveiro para os peixes em crescimento;

4. Proporcionam empregos através da pesca e da indústria do turismo;

5. são importante atractivo turístico para os mergulhadores que querem vê-los, filmar e tirar fotografias;

6. São fonte de substâncias com valor medicinal que ajudando a combater várias doenças. Mais recentemente, os corais têm sido utilizados na reconstrução do tecido ósseo nos seres humanos.

Contactos

Morada
WWF Moçambique (Fórum Natureza em Perigo) - Rua Macombe Macosse, n.213 - Maputo

Contactos
Forum Natureza em Perigo-FNP /WWF Moçambique - Fundo Mundial para a Natureza
Tlf: (+258) 21 48 31 21; 21 49 09 70; 82 31 22 250
Email: fnp@fnp.org.mz; info@wwf.org.mz
Site: www.wwf.org.mz

Comentários