Céu limpo com poucas nuvens

Domingo | 25 Agosto

31C

33

25

Descubra o País < voltar

Rotas vida selvagem no Limpopo

As rotas possíveis para visitar o Parque Nacional do Limpopo

23/10/2009 | Fonte: Por Teresa Cotrim

Mapa: Parque Nacional do Limpopo | Rotas vida selvagem no Limpopo

Rota aconselhada

Apesar de ser um pouco mais longe, entrando por Giriyondo acaba por fazer um dois em um. Visita o Kruger Park e o Limpopo, além disso a estrada é excelente até lá chegar ao contrário das estradas em território Moçambicano, logo o conforto será muito maior, acabando também por ser mais rápido. O preço do combustível na África do Sul também é mais económico. Mas atenção: tem de levar um 4X4 sob pena de chegar à entrada do Parque Moçambicano – já em território Sul Africano e ter de dar meia volta, pois a estrada está em mau estado.

Rota 1: Visitar o Parque Nacional do Limpopo pelo Kruger Park

Da porta de Giriyondo até Massingir são 72 Km e vai passando por outros campos. Este é percurso é maravilhoso. Sai de Maputo, entra pela porta Crocodile Bridge, a primeira, são cerca de 90 Km – uma hora e meia, conte com o tempo que perderá a passar a fronteira de Ressano Garcia. Depois sobe por Lower Sabie e Satara – estas estradas têm imensos animais e decerto encontrará os Big Five. Quase perto de Satara há um troço o S100 que é o paraíso das famílias de leões. Durma no campo de Olifants ainda no Kruger Park. O preço ronda os 75 euros (casal).

Levante-se cedo e passe por Letaba depois rume à fronteira Giriyondo são 24 Km de terra batida. A estrada não é maravilhosa e não se vêem quase animais. A meio tem um local para fazer pic-nic com lavatório, esquentador, cubas para lavar a loiça, um bar, wc e um semi posto de turismo apenas com mapas expostos para tirar dúvidas. E depressa chega à fronteira.

Rota 2: Visitar o Parque Nacional do Limpopo por Moçambique

Partindo de Maputo vai directo a Macia e Chokwe. Pode fazer um pequeno desvio e ficar na praia do Bilene. Se desejar fazer um dois em um. Depois segue até Massingir. Outra opção é entrar por Mapai. Se assim for pode planear a sua viagem para visitar também o Parque Nacional do Bahine, pois fica muito perto. Leve um 4X4 pois vai ter mesmo de sobreviver aos troços das estradas mal tratadas. São de terra batida e com as chuvas os buracos ganham várias formas.

Melhor época para vistar o Parque Nacional do Limpopo

Entre Abril e Outubro (que está mais fresco. O tempo na Savana aquece e muito).
 
Preços de entrada no Parque Nacional do Limpopo

A entrada no Parque Nacional Kruger tem um preço – 160 rands por pessoa, ou seja cerca de 16 euros (preços em Outubro de 2009). A reentrada de estrangeiros no Parque do Limpopo custa 140 rands (14 euros).
A tabela em meticais pratica os seguintes valores: adulto dos 21 aos 59 anos – nacionais 100 meticais, estrangeiros, 200. Jovens dos 13 aos 20 nanos – nacionais 25 meticais, estrangeiros 50. Menores dos 0 aos 12 anos é gratuito. Os idosos nacionais com mais de 60 anos também estão isentos. Já os estrangeiros desembolsam 200 meticais.
 
Nota: todos estes valores indicam os preços em Outubro de 2009.

Abertura e fecho dos portões de acesso ao Parque:

Massingir – abertura às 06h00, fecho às 18h00.
Localizado no extremo Norte do muro da Barragem de Massingir. Os turistas têm acesso por aqui à sede do PNL. Os locais de campismo mais perto são Machampane, a 20 Km da Fronteira, um parque de luxo e ainda ao Águia Pesqueira e Albufeira.
 
Pafuri – abertura às 06h00 e fecho às 17h30
Este portão permite o acesso ao Parque a partir do Kruger directamente à área do chamado tampão do Parque Nacional do Limpopo. Aqui só mesmo com um 4x4 pois as viaturas vão atravessar o Parque, passando em Mapai. Outra advertência: informe-se sobre o caudal do rio. Só avance se for época de baixo caudal. A alternativa será entrar pelo posto de controle de Nhampfule e viajar até Massingir. Há parques de Campismo em ambos, o de Sandalo, Águia Pesqueira e Albufeira.
 
Giriyondo

No Verão - 1 de Outubro a 31 de Março - abertura: 08h00 / fecho: 16h00.

No Inverno - 1 de Abril a 30 de Setembro - abertura: 08h00 / fecho: 15h00.

Este permite passar de um parque para o outro e fica a uma hora de Letaba e duas de Massingir. Os turistas têm acesso a uma rota já mais organizada neste troço mas mesmo assim necessitam de um 4 X 4, apesar de um carro mais pequeno se for muito devagar talvez consiga enganar os buracos mas é muito arriscado, pois são muitos quilómetros e a estrada nem sempre tem rede celular para conseguir obter ajuda.
Há cerca de 12 povoações ao longo do Parque.

Preços da Fronteira

Os vistos podem ser obtidos na fronteira e como ainda não têm muito movimento são fáceis de obter e mais ou menos rápido. Não se esqueça de que tem de ter o passaporte válido e os condutores de terem a sua carta de condução e os documentos do carro em ordem. Os vistos têm a duração de 30 dias e custa cerca de 180 rands (18 euros – valores em Outubro de 2009). Os veículos pagam 10 rands (um euro).
 
©www.sapo.mz



Outras informações

Para além do luxuoso Machampane Luxury Tented Camp o Parque Nacional do Limpopo ainda não possui empreendimentos turísticos. Tem apenas parques de campismo.
Águia Pesqueira: o turista deve levar a sua tenda e mantimentos.
Campismo Albufeira: o turista deve levar a sua tenda e mantimentos.
Além destes o Parque possui ainda os Campismos ao longo da rota de Safaris Pafuri-Massingir, Sândalo Camp Site, Mamba Pan e Machamba e o Covane Lodge.

Como Ir

Pode visitar o Parque partindo de Maputo. Este tem três portas de entrada, uma em Moçambique (Massingir) e duas a partir do Kruger Park, a de Giriyondo e de Pafuri. Quem desejar entrar pelo posto de controlo de Mapai terá de levar consigo já uma autorização de entrada que obtém junto do PNL – Av. 25 de Setembro 1018 CP, Maputo.

Contactos

Morada
Parque Nacional do Limpopo - Gaza

Contactos
Lodovico Salinha - Marcações, Reservas e Informação Turística do Parque Nacional do Limpopo
Tlf: (+258) 84 3011719
Email: salinhal@yahoo.com
Site: http://www.limpopopn.gov.mz/

Comentários