Céu limpo com poucas nuvens

Domingo | 18 Agosto

31C

33

25

Descubra o País < voltar

Arquipélago das Quirimbas

A virgindade destas paisagens deixam-nos sem fôlego

03/04/2009 | Fonte: Por Teresa Cotrim

Foto: Teresa Cotrim | Lagoa Sagrada em Vamizi.

O Arquipélago das Quirimbas é composto por 27 ilhas. Todas povoadas mas os locais dizem haver mais. Há magníficos resorts nesta zona de Moçambique. Únicos, exclusivos dignos apenas de serem visitados pelas estrelas de Hollywood.

A virgindade destas paisagens deixam-nos sem fôlego. São reservas naturais, habitats privilegiados de tartarugas, golfinhos, dugongos, várias espécies de pássaros e de peixes. Os recifes de corais matêem-se vivos com as suas cores de origem.

Fazer snorkelling nestas águas é conviver harmoniosamente com os peixes coloridos e tranquilos. É mágico este local. É o paraíso.

Quirimbas, Ibo, Matemo, Vamizi, Mefundo, Medjumbe, Quifuqui, Metundo, Rongui, Tecomaji, entre outras. Para navegar nestas águas é necessário ter um profundo conhecimento das correntes.

Quando os portugueses aqui chegaram havia já um número considerável de muçulmanos que se dedicavam ao fabrico de roupas a que chamavam de Maluane, daí que esse tenha sido o nome dado a estas ilhas.

Os portugueses recebiam um fee da população local mas a realidade é que construíram cisternas para armazenamento de água, fizeram fortes e igrejas e trouxeram gado, porcos e várias plantações para estas paragens, como arroz, milho… Algumas ruínas das suas casas podem ainda ser vistas em Matemo e em Quisiva.

Em 2002 o Governo de Moçambique criou o Parque Nacional das Quirimbas para proteger toda esta área natural com a ajuda da WWF.

O parque abrange cerca de 750 km de área marítima e terrestre, incluindo 100 Km de orla costeira.

Aqui poder-se-á ver enormes extensões de mangais, corais de recife ainda vivos, florestas de miombo e savana. Já para não falar em golfinhos, tartarugas e baleias migratórias. Em terra búfalos, elefantes e leopardos são igualmente espécies presentes no dia-a-dia dos habitantes.

O turismo está a desenvolver-se, nomeadamente devido à construção de vários resorts de luxo nestas ilhas.

©www.sapo.mz

Contactos

Morada
Arquipélago das Quirimbas - província de Cabo Delgado

Contactos

Comentários