Limpo

Segunda | 21 Agosto

18C

24

14

Descubra o País < voltar

São velas senhor, são velas!

Obras de arte dos artesãos da Swazilândia

22/11/2010 | Fonte: Por Marta Curto

Fotos

Foto: Marta Curto | Swazi Candles

Fotos

  • Swazi Candles
  • Swazi Candles
  • Swazi Candles
  • Swazi Candles
  • Swazi Candles
  • Swazi Candles
  • Swazi Candles

Swazi Candles1 de 7

São as velas da Swazilândia ou Swazi Candles como são mais conhecidas. Mais do que simples velas, o que se vende naquela loja labiríntica do Vale Malkerns,  a vinte quiometros da capital swazi de Mbabane, são obras de arte de artesãos que ali trabalham diariamente.

A loja, que abriu em 1981, foi pintada em tons de amarelo, lembrando as douradas planícies africanas. A destoar, só as mil e uma cores das várias velas à venda. Há em forma de animais, geométricas e abstractas. Mas as cores é que saltam mais à vista. Não cores misturadas em nada, mas sim fazedoras de estampados, desenhos, murais, vitrais.

Parecem desenhos pintados em elefantes, búfalos, rinocerontes. Mesmo as bolas, os quadrados e as esferas não perdem as referências africanas e entram pelo imaginário de qualquer um que tenha sonhado ou sentido este continente.

Há também, para os mais tradicionais, velas em formas de plantas, ou com desenhos mais simples em cores suaves.

Todas elas são, no entanto, feitas à mão, usando a velha técnica "millefiore".

Millefiore, ou "mil flores", surgiu na Alexandria antiga, tendo sido aperfeiçoado nas cidades vidreiras de Murano e Veneza. No litoral Africano, estas peças foram usadas como uma espécie de moeda de troca para o ouro e marfim, e a admiração por elas ficou.

É esta arte que seguem os artesãos das Swazi Candles, mas em vez de vidro, usam uma cera especial, mais dura para criar os desenhos.

O verniz protege a vela com uma camada que dificilmente se derrete quando é acesa. Assim, o brilho da peça não se perde quando a vela é queimada.

E sim, áquelas velas pode-se chamar de peças de arte.

O preço deixa um pouco a desejar, começando a mais simples nos 40 randes, sobretudo porque estamos a falar de algo que se derrete, mas pelo menos uma vela vale a pena ter em casa.

São únicas, e há quem diga que, neste tempo de crise, não há melhor investimento do que arte.

Como bónus, na mesma loja, pode ver os artesãos a trabalhar ou comprar sabonetes caseiros de roiboos, manga ou dezenas de outras bases cheirosas.

Ao sair da loja, ainda pode vaguear pela feirinha de artesanato ou sentar-se na esplanada de madeira que serve produtos caseiros.

Um excelente programa de fim de semana, e só a três horas de Maputo.

©www.sapo.mz

Contactos

Morada
Swazi Candles - PO Box 172 - Malkerns - Swazilandia

Contactos
Swazi Candles
Tlf: (+268) 528 3219
Fax: (+268) 528 3135
Site: http://www.swazicandles.com/

Comentários