Muito nublado

Domingo | 21 Janeiro

29C

32

21

Descubra o País < voltar

Um passeio pelo mercado Xikelene

19/11/2013 | Fonte: Por www.sapo.mz | Silvia Panguane

Para muitos pode ser difícil de acreditar, mas o mercado de Xikelene, situado na Praça dos Combatentes, é um dos pontos que mexe com a economia dos maputenses.

O mercado oferece de tudo. Desde produtos alimentares, ferragem, vestuários e outros, para todos os gostos e tamanhos. Não importa o status social. Por curiosidade ou por necessidade, diariamente passam por Xikelene milhares de moçambicanos e não só.

Um mercado maioritariamente denominado por mulheres faz agitar aquela zona da capital, desde as primeiras horas do dia até ao anoitecer.

O SAPO Moçambique aproveitou o feriado municipal, 10 de Novembro, para dar uma volta e viver de perto cada emoção que aquele espaço oferece. As mamanas com a sua simpatia, vivem trocando moedas de banca a banca.

Ali não existe choque de culturas. Do Norte ao Sul, todos os moçambicanos juntam-se com o único objectivo, vender alguma coisa e chegar o final do dia com algo para dar a família.

Não restam dúvidas que a verdura tem mais saída naquele mercado. Por serem frescos e mais acessíveis em relação a outros mercados do centro da cidade. Por outro lado, a calamidade – roupa importada de segunda mão – é a que tem mais procura, principalmente para quem quer estar na moda, a baixo custo e com um pouco de exclusividade.

Os preços são muito competitivos, mas a paciência é a chave de sucesso para os melhores compradores e os melhores vendedores.

 

Comentários