Muito nublado

Sábado | 23 Setembro

22C

24

17

Notícias < voltar

Saiba porque Moçambique não vai à grande feira turística da África do Sul

País decidiu não participar no Indaba 2015 devido à xenofobia

29/04/2015 | Fonte: www.sapo.mz| Lusa

Moçambique não vai participar na edição deste ano da exposição Indaba, na África do Sul, uma das maiores feiras de turismo do continente, devido à violência xenófoba, anunciou o Ministério do Turismo de Moçambique.

"Já se tomou a decisão de que o país não vai participar no Indaba 2015, porque, efectivamente, depois do que aconteceu e está a acontecer, não há condições para o país participar", afirmou o chefe do Departamento de Informação e Promoção no Ministério do Turismo de Moçambique, Rafael Nambale, citado pelo diário eletrónico Mediafax de Maputo.

Nambale admitiu a possibilidade de Moçambique reconsiderar a sua posição, caso a situação volte à normalidade, reconhecendo ser remota essa hipótese, tendo em conta que as datas do evento estão próximas.

O Indaba, considerado uma das maiores feiras turísticas de África, vai decorrer de 09 a 11 de Maio na cidade de Durban, um dos principais palcos da violência contra estrangeiros nas últimas semanas.

Sete pessoas morreram, incluindo três moçambicanos, e milhares foram obrigados a abandonar as suas casas, na sequência da recente onda de xenofobia na África do Sul, após o rei da maioria étnica zulu, Goodwill Zwelithini, ter instado os estrangeiros a abandonar o país.

Cerca de 800 moçambicanos regressaram a Moçambique em caravanas organizadas pelo Governo moçambicano, fugindo da violência e mais de 1.500 voltaram pelos seus próprios meios.

Comentários