Céu limpo com poucas nuvens

Sexta | 19 Julho

31C

33

25

Notícias < voltar

Viajar com Butcheca

A sua exposição é um chouffer…

23/09/2009 | Fonte: Por Teresa Cotrim

Foto: Teresa Cotrim

Calçava uns confortáveis sapatos castanhos e vestia uma camisa com padrões africanos e calças de xadrez, que deixavam adivinhar as meias cinzentas  por debaixo.

De estatura magra e cabelo com rastas fala pausadamente. “Demorei quatro anos a fazer esta exposição. A força do que queria transmitir ao público não estava no ponto exacto. Hoje estou muito feliz por aqui estar”, diz. Confessa que desde criança que sonha em ser pintor. “Chumbei na escola porque estava sempre com a cabeça no ar e a rabiscar desenhos.”

Moisés Ernesto de nome artístico Butcheca teve a sorte de ter um pai que entendeu o seu sonho. O pai quando viu que não valia a pena contrariar a sua vocação perguntou-lhe o que necessitava de comprar para começar a pintar. “Gastei 20 meticais. Adquiri corantes, tinta plástica de parede e comecei a pintar”, lembra, contando ainda que as suas tias guardaram muito da sua obra de quando era criança. “Por vezes mostram-me para me relembrarem de quem eu era”.

A sua vida deu um salto quando em 1998 estagiou com o mestre Fernando Romão. “Aprendi alguma coisa com ele”, admite. Mais tarde trabalhou com o pintor Naguib mas fez sempre o seu percurso. Mas foi o facto de ter entrado no Núcleo de Arte que lhe deu um empurrão para conhecer novas pessoas e difundir a sua arte.

A sua exposição é um chouffer… Primeiro porque gostou da frase, depois porque adora viajar, porque adora explorar, porque é um sonhador e tenta estar sempre a descobrir coisas novas.

Nesta exposição inaugurada no dia 19 de Setembro no Centro Cultural Franco Moçambicano, em Maputo expõe pintura técnica mista, instalações e algumas esculturas.

Os preços variam entre os 250 e os 1300 dólares. Já as esculturas custam 150 dólares. Estará aberta ao público até dia 4 de Outubro.

©www.sapo.mz

Exposições do artista

1997: Concurso de pintura Unesco


1999: Exposição de Artes Plásticas no Instituto Camões


2000: Expo. Prémio fundação Alberto Chissano - Expo: artista contra a pobreza


2001: Exposição Francofonica - Expo Bienal TDM


2003: Expo Individual " O meu beco na cafetaria das artes" - Museu Jorge Vieira Beja Portugal


2004: Expo Individual - Fortaleza de Maputo . Expo Arte Contemporânea - Museu Nacional de Arte


2006: Expo. Colectiva: Museu Nacional de Arte.


2008: Worshop Museu Chissano - Homenagem ao Mestre Chissano

Contactos

Morada
Maputo

Contactos
Moisés Ernesto (Butcheca)
Email: butcheca@gmail.com

Comentários